EcoNews

Vamos proteger as florestas!

Muitas árvores, muitos animais, mais água, menos gás carbônico, mais vida!

Hoje é o Dia do Protetor das Florestas. O ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais é vítima de atitudes irresponsáveis e políticas ambientais que não o protegem. Por isso, cabe aproveitar a data de hoje para refletir.

11-Floresta-Amazônica-880x320

A destruição das florestas causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal e perda de biodiversidade. Há diversas ONGs engajadas na preservação do meio ambiente que buscam voluntários, e a população tem o direito e o dever de cobrar as autoridades responsáveis, fazer denúncias sobre exploração ilegal e pressionar por melhorias.

Quando uma floresta deixa de existir, perdemos fauna e flora; isso pode provocar, ainda, o desequilíbrio da cadeia alimentar. Com as espécies carnívoras diminuindo, cresce o número de herbívoros, que podem vir a extinguir mais tipos de vegetais. A perda da cobertura vegetal causa a degradação do solo e, consequentemente, a desertificação. A destruição das florestas afeta, também, o clima, já que elas têm importante papel na manutenção da temperatura, nos ventos e no ciclo das chuvas.

Preservar as florestas é proteger a vida.

 dia-de-proteção-às-florestas

 

*Redação com contribuições de Amambaí Notícias

Deixe um comentário