EcoNews

Dia da Mata Atlântica é todo dia

Você sabia que atualmente restam apenas 8% da área original da mata atlântica? Originalmente, a mata estava presente em 17 estados brasileiros, 3.400 municípios.

Segundo o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, “70% da população brasileira mora onde um dia foi a mata atlântica”. Incrível, né?

mata-atlantica

 

É triste pensar que uma das florestas mais ricas em biodiversidade do planeta é também uma das mais ameaçadas. A mata atlântica é fonte de água, controla o clima, preserva espécies, protege encostas, permite pesquisas… Sua importância se reflete na economia, no desenvolvimento, nas relações sociais nas cidades, entre muitos outros aspectos.

Como se sabe, as atividades humanas influenciam a sobrevivência dos últimos remanescentes de mata atlântica. A produção de lixo, a poluição das águas, o uso de energia, o consumo de alimentos e de bens insustentáveis, além de ocupações irregulares, turismo predatório, exploração ilegal são algumas das atividades que contribuem para a extinção da mata.

Mapa Comparativo Incidência Mata Atlântica

Só a conscientização e a adoção de atitudes responsáveis podem aumentar as chances de conservação da natureza. Confira como contribuir para a conservação da mata atlântica no site da WWF e faça a sua parte.

Deixe um comentário