Conceito Toggle

Algodão orgânico é bom para o meio ambiente, para os agricultores e bom para você.

O QUE É ALGODÃO ORGÂNICO?

O algodão orgânico é cultivado usando métodos e materiais que têm baixo impacto no meio ambiente.” Trabalhando com e não contra” a natureza é o princípio que traz da agricultura orgânica. Cultivado sem pesticidas e sem produtos químicos, os agricultores dependem de fertilizantes orgânicos, de rotação de culturas e manejo integrado de pragas. Os campos são naturalmente fertilizados, pragas que comem insetos são usados naturalmente para controlar ataques à plantação sem causar danos às culturas. As ervas daninhas são removidas com enxadas e tratores, bem como manualmente.

POR QUE ALGODÃO ORGÂNICO?

1. As lavouras de algodão são campeãs mundiais do uso de agrotóxicos, provocando intoxicação e morte de milhares de agricultores e agricultoras, pássaros, peixes, insetos e muitos outros animais, alem de poluir o ar, o solo e as fontes d’água.
2. O plantio de algodão convencional é um dos maiores dependentes da indústria química. Consumindo 10% de toda a sua produção mundial de pesticidas (incluindo herbicidas, inseticidas e desfolhantes) .Consome 25% dos inseticidas usados na agricultura em somente 3% das terras agriculturáveis.
3. Um terço do peso de uma camiseta básica, e três quartos do peso de uma calça jeans, é a quantidade de veneno usada no plantio do algodão utilizado para a produção destas peças.
4. 20,000 pessoas morrem por ano por causa de envenenamento acidental por pesticidas usado na cultivação de algodão convencional. Além de 5.000 suicídios por endividamento pela compra dos mesmos.
5. Para cada quilo de algodão, é pulverizado 1,250 Kg de pesticidas.
6. A fibra não é a única parte utilizada do algodão. Da semente, o óleo é extraído e comumente encontrado em alimentos industrializados, terminando todo este pesticida, incluído na alimentação.
7. 10% dos produtos químicos aplicados no algodão cumprem seus objetivos, o restante é absorvido pela planta, ar, solo,água e corpos humanos.
8. Durante o processamento, o algodão é submetido à lavagem de cloro, tingimento com metais pesados, e resinas amaciantes. O acabamento é quase tão devastador quanto o plantio, causando problemas de contaminação do meio ambiente à saúde humana.
9. O algodão geneticamente modificado é hoje 75% do algodão convencional.
10. Agricultura manual e orgânica gasta menos combustível fóssil e energia, por conseqüência menor emissão de carbono.
11. Pessoas com alergias e sensibilidade química serão especialmente beneficiados pelas roupas orgânicas.
12. Usar algodão orgânico ajuda a tornar as produções mais limpas, sustentáveis e a tornar os rendimentos dos agricultores mais dignos.
13. Se um fazendeiro produzir algodão orgânico, ele terá 50% de aumento na renda por causa de 40% de corte nos custos de insumos (pesticidas químicas e fertilizadores).
14. Um hectare de lavoura de algodão utiliza oito vezes mais agrotóxicos do que um hectare de lavoura de alimentos.
15. 1 kg de agrotóxicos contamina 1 bilhão de litros de água.
16. 80% das doenças existentes no mundo resultam da escassez ou da poluição das águas.
17. Brasil: 6% do território mundial; 12% da água doce do mundo.

COMÉRCIO JUSTO

“Comércio Justo é uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior eqüidade no comércio internacional. Ele contribui para o desenvolvimento sustentável, por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores marginalizados.”

O QUE É ARTESANATO?

É a produção de um artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

“Não me ofereça coisas.
Não me ofereça sapatos.
Ofereça-me a comodidade para meus pés e o prazer de caminhar.
Não me ofereça casa.
Ofereça-me segurança, conforto e um lugar que prime pela limpeza e felicidade.
Não me ofereça livros.
Ofereça-me horas de prazer e o benefício do conhecimento.
Não me ofereça discos.
Ofereça-me lazer e a sonoridade da música.
Não me ofereça ferramentas.
Ofereça-me o benefício e o prazer de fazer coisas bonitas.
Não me ofereça móveis.
Ofereça-me conforto e tranqüilidade de um ambiente aconchegante.
Não me ofereça coisas.
Ofereça-me idéias, emoções, ambiência, sentimentos e benefícios.
Por favor, não me ofereça coisas.”

Autor desconhecido