EcoNews

Brasileiros consideram temas ambientais essenciais

O conhecimento dos brasileiros sobre temas ambientais foi destaque entre os 9 países participantes da pesquisa Barômetro da Biodiversidade, divulgada junho pela União para o BioComércio Ético (UEBT) em Paris.

A pesquisa foi feita nos meses de março e abril, com cerca de 8,7 mil entrevistados no Brasil, Equador, México, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Holanda, França, Alemanha e Índia. Para 88% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, o maior índice entre todos os países, o assunto é considerado “essencial”.

México e Brasil deram respostas acima da média dos demais entrevistados sobre temas como aquecimento global, desmatamento, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social corporativa.

biodiversidade site

Quanto à biodiversidade, 92% dos brasileiros disseram já ter ouvido falar sobre ela, e 48% deram definições corretas para o termo.Entre os mexicanos, 52% deram respostas corretas. Os outros índices de acerto foram: Alemanha (47%), Holanda (45%), Reino Unido e Estados Unidos (39%) e França (37%). Os piores resultados ficaram com Equador (17%) e Índia (2%). A meta da ONU é que até 2020 toda a população mundial saiba sobre biodiversidade­.

Entre as respostas corretas para biodiversidade estavam: “É tudo o que envolve a natureza e seus habitantes, plantas, insetos, animais, águas e a diversidade da fauna e flora como um todo”, dada pelos participantes do Brasil, ou “A diversidade de todas as criaturas e plantas, a diversidade da natureza na Terra”, da Alemanha.

A pesquisa também revelou que 83% dos entrevistados esperam que os fabricantes adotem políticas de respeito à biodiversidade.

 

*Redação com contribuições de EcoD.

Deixe um comentário