EcoNews

Animais arquitetos e suas casas

A natureza sempre impressiona com suas criações e detalhes fantásticos. Agora é a vez de conhecermos as elaboradas casas de alguns animais.

Eles mesmos constroem suas casas da forma mais criativa o possível. Esses bichinhos fazem seus espaços carregando galhos, pedaços de árvores e folhas. O resultado da mistura de galhos, folhas, pedaços de árvores, etc. que compõe essas construções é tão bonito que vão encantar você!

Tecelão-Social

O Tecelão-Social é um pássaro nativo da África do Sul, Namíbia e Botswana. Ele é capaz de tecer enormes ninhos feitos de pedaços de pau e capim, com capacidade de hospedar centenas de aves. Esses ninhos permitem que os pássaros fiquem protegidos das temperaturas frias da noite.

animais-arquitetos-1

animais-arquitetos-1-2

animais-arquitetos-1-3

animais-arquitetos-1-4

Formigas tecelãs australianas

As formigas tecelãs que vivem na África Central e no Sudeste Asiático constroem seus ninhos com folhas de árvores, usando seda de larvas para juntá-las.

animais-arquitetos-2

Pássaro Pavilhão

O Pássaro Pavilhão macho adora fazer grandes cabanas com galhos de árvores. Ele é um ótimo arquiteto do mundo animal, pois gosta de carregar para suas cabanas enfeites como flores, bagas e outros arranjos para atrair as fêmeas.

animais-arquitetos-3

animais-arquitetos-3-1

animais-arquitetos-3-4

Cupim-bússola

O cupim-bússola constrói torres de até 3 metros de altura, que têm suas temperaturas reguladas. Quem vê essas torres nem imagina que foram feitas por pequenos cupins.

animais-arquitetos-4

animais-arquitetos-4-2

animais-arquitetos-4-3

Abelhas

A vida inteira de uma abelha se passa ao redor de seus ninhos. São nesses ninhos, formados por cera secretada, que elas processam os alimentos e criam seus filhotes.

animais-arquitetos-5

animais-arquitetos-5-2

Formiga Vermelha de Madeira Europeia

As formigas vermelhas de madeira europeia conseguem transportar materiais que pesam 40 vezes mais que o peso de seu corpo. Elas conseguem construir grandes montes no chão da mata, transportando plantas, terra e pedras. Suas edificações são tão boas que são resistentes a alguns eventos catastróficos, como inundações.

animais-arquitetos-6

João de Barro Vermelho

O João de Barro Vermelho constrói o seu ninho com lama e barro, de uma forma que sejam fortes para resistir às chuvas e aos animais predadores. Seus ninhos têm aparência curiosa, sendo empilhados e muito resistentes.

animais-arquitetos-7

animais-arquitetos-7-2

Pássaros Tecelões

Os Pássaros Tecelões costumam construir seus elegantes ninhos em palmeiras e acácias espinhosas, onde os predadores tenham mais dificuldade em alcançá-los. É função dos machos tecelões escolher onde será o ninho.

animais-arquitetos-8

animais-arquitetos-8-2

animais-arquitetos-8-3

animais-arquitetos-8-4

Vespas

As vespas constroem seus ninhos com vegetais e outros materiais encontrados na natureza, como resina e lascas de árvores. Seus ninhos são compostos internamente por favos de mel.

animais-arquitetos-9

animais-arquitetos-9-2

Castor

O castor constrói seu ninho no meio do rio. Com a ajuda dos seus dentes, eles podem transformar árvores em lascas para construiu suas curiosas casas dentro da água.

animais-arquitetos-10

Japu

O Japu é um lindo pássaro encontrado no México e no Panamá. Seus ninhos são pequenos, feitos principalmente de grama. Eles normalmente vivem em colônias de cerca de 30 aves, sendo que o macho é sempre dominante.

animais-arquitetos-11

animais-arquitetos-11-2

Andorinhas

As andorinhas constroem ninhos de diversos materiais, como lama, restos de vegetais e saliva. Elas preferem construir ninhos em locais isolados ou abandonados. O mais interessante é que os seus ninhos podem ser comestíveis! Na China, por exemplo, é comum os chineses fazerem sopa de ninho de andorinha.

animais-arquitetos-12

animais-arquitetos-12-2

Moscas d’água

Há quase 12 mil espécies diferentes de moscas d’água, que constroem seus casulos temporários dentro dos rios. Para construir os casulos, elas excretam seda por suas glândulas salivares; elas também gostam de se envolver entre joias e pedras preciosas para construir seus casulos.

animais-arquitetos-13

animais-arquitetos-13-2

*Via Tudo Interessante

Deixe um comentário